Queda do fio da barba, como diminuir esse efeito?

Possíveis causas Existem vários outros motivos que potencializam a perda em excesso dos fios, que podem estar relacionadas à vários outros fatores:

Queda Natural

A primeira coisa que você tem que entender é que a queda dos fios da barba, de certa forma é natural, o ciclo de vida dos fios é de aproximadamente 24 a 36 meses (varia de organismo para organismo), todavia essa é a média. Esse ciclo acontece naturalmente e é muito importante isso acontecer, pois a queda natural acontece para a renovação dos fios, organismo dispensa e dá a oportunidade para o fio mais saudável.

Essa queda é considerada natural e acontece normalmente no banho por causa do atrito que há na lavagem ou na hora de pentear a barba, como os fios já estão concluindo o seu ciclo, qualquer atrito já “acelera” essa queda.

Estresse: A queda dos fios por estresse é real e comprovada cientificamente. Durante os períodos de estresse o organismo libera uma substancia que aumenta a produção de estria, que por sua vez bloqueia a entrada de nutrientes na região capilar causando um término prematuro da fase de crescimento, enfraquecendo os fios pela falta de nutrientes e por fim levando aos casos de queda.

Alopecia: Existem dois tipos de queda: a difusa – que é a comum, quando encontramos fios perdidos pela casa; e tem a alopecia areata, que é quando a pessoa fica com placas totalmente sem fios. Essa é uma causa mais autoimune e tem um gatilho que ocasiona a doença. Nos homens ocorrer também na perda da barba. Geralmente o maior sintoma é a perda dos fios, mas em alguns outros casos, os sintomas podem ser coceira, queimação e até alguma alteração na superfície das unhas.

Oleosidade: Outro fator que pode ocasionar a queda é a oleosidade. Muitos argumentam que não lavam a barba com frequência para evitar a perda e a queda, quando na verdade deveria ser o contrário. A oleosidade aumenta o problema. A oleosidade obstrui os folículos capilares da barba. que dificulta a nutrição da raiz dos fios.

 

Tínea – A tinha, nome do vilão, é bastante rara, ocasiona uma perda completa dos fios da região. Exames bacteriológicos confirmam a presença dos fungos e bactérias da natureza da doença. Aparece em homens adultos e adolescentes, na área da barba do pescoço e rosto. Pode ser do tipo inflamatório, a mais comum, provocada por contato com animais, como gatos, cavalos e cães, dentro outros. É uma infecção mais grave e profunda.

Dieta não balanceada – Uma alimentação com poucos nutrientes como proteínas, vitamina A, vitamina E, sódio, ferro e ácido fólico, contribui para a queda não só dos fios da barba, mas também do cabelo. Alguns desses nutrientes compõem a estrutura dos fios, e outros auxiliam na manutenção das células. Existem alimentos que podem ajudar a fortalecer e evitar a queda dos fios da barba.

Genética– Pode ser que algum fator genético contribua para a queda dos fios. Aí não há muito que se fazer. Acontece devido a estimulação dos folículos pilosos por hormônios masculinos, principalmente testosterona, que é produzido na adolescência. Quando eles atingem o couro cabeludo ou os fios da barba de uma pessoa com tendência para a queda, promove uma diminuição do ciclo de crescimento destes, tornando-os menores e mais finos. E esse processo acontece até a interrupção do crescimento. Você mesmo pode fazer um teste para saber se a queda dos fios da barba é questão genética ou temporária. Normalmente, um exame de sangue mostra esse tipo de informação.

O que fazer para diminuir esse efeito da queda?

Higiene

Higiene primeiro, lave com shampoo e condicionador para barba, esta é a principal ação na qual você deve realizar constantemente.

E não se trata de qualquer shampoo. Existe uma variação grande de ambos os produtos para as barbas, e se usados na frequência correta, garantirão os efeitos desejados. Se preferir, mantenha um ritmo de lavagem da mesma forma que os cabelos, a cada 2 dois dias e em seguida aplique um balm para barba afim de deixar ela hidratada.

Óleo para barba

Produto que recomendamos é o ÓLEO DE BARBA. Depois de secar a barba, aplicar o óleo de barba é fundamental, pois além da hidratação profunda que ele promove na barba, deixa a mesma brilhosa, alinhada e cheirosa. Seu uso contínuo mantém sua barba mais alinhada.

Tome cuidado ao dormir

Além de não dormir com a barba molhada o que pode causar fungos e por consequência caspa na barba, tal com os cabelos. Procure não ficar em uma posição em que deite por cima da barba, tirando o alisamento e amassando ela.

Enfim, neste blog você viu algumas dicas para manter uma barba bem hidratada para diminuir a queda dos fios.

Aqui na Barbearia Fio Navalha você encontra todos os produtos para higienização e hidratação para sua barba.

Unidades:

CENTRO (31)2514.0650

LOURDES (31) 3245.4540

SAVASSI (31)3879.9003

Home    Sobre    Serviços    Unidades    DiadoNoivo    Blog    Contato

Copyright © Barbearia Fio Navalha. Todos os Direitos Reservados